Tadalafila aumenta a testosterona? O que a ciência diz sobre o assunto
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Tadalafila aumenta a testosterona? O que a ciência diz sobre o assunto
Crédito: Divulgação
A tadalafila é um medicamento amplamente conhecido por seu uso no tratamento da disfunção erétil e da hiperplasia prostática benigna (HPB). Mas existe uma dúvida que é recorrente entre os homens, que é saber se a tadalafila aumenta a testosterona.
A resposta não é tão simples e envolve entender não só o funcionamento do medicamento, mas também sua atuação no organismo e as evidências científicas disponíveis.
Outro ponto importante quando se fala em tadalafila e saúde hormonal é a atenção ao equilíbrio geral do corpo. O uso de vitaminas e suplementos pode fazer parte de uma rotina recomendada por profissionais de saúde, principalmente quando há investigação de níveis hormonais e outras condições associadas.
Para isso, separamos informações necessárias sobre como o medicamento age no organismo, o que dizem os estudos sobre seus efeitos nos níveis de testosterona e quais cuidados são necessários ao lidar com esse tipo de medicamento.
O que é tadalafila e para que serve?
A tadalafila é um inibidor da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), responsável por regular o fluxo sanguíneo no organismo. Quando essa enzima é inibida, os vasos sanguíneos ficam mais relaxados, o que termina auxiliando na manutenção e obtenção da ereção.
Além da função mais conhecida no tratamento da disfunção erétil, a tadalafila também foi aprovada para tratar a hiperplasia prostática benigna, que é o aumento benigno da próstata, um problema comum entre homens acima dos 50 anos.
A tadalafila aumenta a testosterona?
Um estudo de 2017, publicado na PubMed, investigou se existe uma relação entre o uso de inibidores da PDE5 e o aumento da testosterona. Uma das hipóteses é que, ao melhorar a circulação e a função erétil, o medicamento também possa atuar de maneira indireta na regulação hormonal.
A conclusão dos pesquisadores foi positiva e resultou ser mais efetiva em homens que têm baixos níveis de testosterona.
Ainda que o aumento dos níveis seja discreto, essas conclusões não são suficientes para afirmar que o medicamento é eficaz para tratar casos mais delicados, como hipogonadismo ou deficiência hormonal crônica, por exemplo. O uso do medicamento deve ser sempre orientado por um médico, que considerará a real indicação terapêutica.
Tadalafila aumenta a testosterona? O que a ciência diz sobre o assunto
Crédito: Divulgação
Como a testosterona afeta a saúde masculina?
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela está envolvida em diversas funções do corpo, como:
Desenvolvimento muscular;
Crescimento de pelos;
Libido e função sexual;
Produção de espermatozoides;
Energia e disposição.
Com o passar dos anos, é natural que os níveis de testosterona diminuam gradualmente. Mas quando essa queda é acentuada e começa a provocar sintomas como fadiga, perda de libido, diminuição de massa muscular e alterações de humor, pode ser necessário investigar se há deficiência hormonal.
Nessas situações, o acompanhamento médico é indispensável. Ao mesmo tempo, é importante manter uma rotina de cuidados com a saúde sexual. O uso de preservativos continua sendo indispensável, mesmo durante os tratamentos hormonais, bem como para a prevenção de infecções garantindo uma vida sexual mais segura.
Nos casos de reposição hormonal, o tratamento deve ser conduzido exclusivamente por um endocrinologista ou urologista.
“É comum chegar alguém perguntando se a tadalafila pode ajudar na testosterona. A gente sempre explica que ela tem outros usos principais e que o ideal é conversar com o médico antes de qualquer coisa”, explica Eliane Messias Rodrigues, farmacêutica responsável pela Drogal.
Existe algum benefício em tomar tadalafila todos os dias?
A tadalafila é um dos poucos medicamentos para disfunção erétil que pode ser utilizado diariamente, mas em doses menores. Quando administrada de maneira contínua, ela consegue tratar homens com disfunção erétil persistente ou com hiperplasia prostática benigna.
Já em outros pacientes, a administração diária pode melhorar tanto a resposta sexual de maneira gradual, além de trazer mais espontaneidade nas relações. Mas isso não significa que o medicamento deva ser tomado sem prescrição médica.
Uma das maneiras para contribuir com a saúde masculina de forma segura, é usando complexos vitamínicos que ajudam principalmente nos casos de carências nutricionais.
Riscos do uso de tadalafila sem prescrição
Por se tratar de um medicamento com efeitos importantes, a tadalafila deve ser usada com cautela. Pacientes que têm histórico de doenças cardiovasculares, que usam medicamentos com nitrato ou que têm pressão baixa, podem sofrer efeitos adversos graves.
É importante reforçar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica a tadalafila como medicamento de prescrição médica. Isso significa que é necessário seguir a recomendação médica, e que seu uso indiscriminado, como ocorre em muitos casos orientados por redes sociais, pode colocar a saúde do paciente em risco.
Outro cuidado importante é com o uso simultâneo de outros produtos para a saúde sexual, como lubrificantes e preservativos. Eles devem ser escolhidos com atenção à qualidade e à composição para evitar reações indesejadas.
Existem alternativas naturais para aumentar a testosterona?
Alguns homens que buscam melhorar seus níveis de testosterona ou o desempenho sexual procuram alternativas naturais que não impactem tanto no organismo. Essas incluem mudanças no estilo de vida que podem impactar positivamente o perfil hormonal.
Praticar exercícios físicos regularmente;
Dormir bem;
Controlar o estresse;
Manter uma alimentação rica em nutrientes;
Evitar o consumo excessivo de álcool;
Consumir suplementos alimentares e fitoterápicos.
Essas mudanças podem ser verdadeiras aliadas, desde que usadas com critério e com orientação profissional.
Em alguns casos, além de cuidar da alimentação e do bem-estar físico, casais que enfrentam desconfortos na hora da relação sexual podem buscar opções que favoreçam o momento íntimo, como o uso de lubrificante íntimo. Esses produtos ajudam a melhorar a experiência sem interferir no organismo, sendo uma alternativa simples que pode aumentar o conforto e a conexão entre o casal.
É importante lembrar que nem toda queda de libido ou fadiga está relacionada diretamente com a baixa de testosterona e que o autodiagnóstico pode atrasar o tratamento correto.
A tadalafila é segura, desde que seja usada corretamente
A tadalafila, quando usada conforme orientação médica, até porque sua disponibilidade pode variar de acordo com os miligramas, é um medicamento seguro, mas deve ser usada somente para as finalidades pelas quais foi aprovado: disfunção erétil e hiperplasia prostática benigna.
Ainda que existam estudos sugerindo um leve aumento nos níveis de testosterona, o uso para esse objetivo não é oficialmente indicado pela comunidade médica, exigindo atenção e cuidado redobrado.
Se você desconfia de estar com baixa hormonal ou quer entender melhor sua saúde sexual, o ideal é sempre conversar com um médico. Evite a automedicação e priorize hábitos saudáveis para cuidar do seu corpo de forma equilibrada.
Farmacêutica responsável
Eliane Messias Rodrigues - CRF ativo: CRF/SP 43.895
Entenda quais são os medicamentos de uso contínuo e quais são os cuidados durante o tratamento