Campinas tem maior número de apreensões de drogas em 15 anos
05/01/2026
(Foto: Reprodução) Ocorrências ligadas ao tráfico de drogas superam os últimos 15 anos em Campinas
O número de apreensões de drogas realizadas em Campinas (SP), de janeiro a outubro de 2025, superou os anos anteriores e é o maior desde 2010. Foram 207 ocorrências registradas na metrópole em 10 meses.
Em todo o estado, foram 196 toneladas de entorpecentes apreendidas até novembro de 2025, alta de 3,7% em relação a 2024, quando foram 189 toneladas. Só no interior de SP, foram 137 toneladas apreendidas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o interior paulista concentra a maior parte das operações - entenda abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
A Polícia Civil aponta que o aumento do policiamento na cidade de São Paulo (SP) fez facções criminosas migrarem para o interior. De acordo com a corporação, na região foram encontrados locais usados exclusivamente para armazenar grandes quantidades de drogas, como chácaras e áreas rurais. Esses pontos serviam para abastecer tanto cidades do interior quanto a capital.
Ainda segundo a corporação, as forças de segurança têm reforçado operações em conjunto com a Polícia Militar e Guardas Municipais para atacar organizações criminosas. O objetivo é retirar entorpecentes das ruas e dificultar o primeiro contato com drogas.
Impactos para a população
Em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo, dois homens que não querem ser identificados relataram como começaram a usar drogas e as dificuldades enfrentadas pelo uso.
Um deles conta que começou aos 14 anos, influenciado por amigos. Ele explica que o uso de entorpencentes destruiu oportunidades de emprego e o convívio familiar.
“Você vê no meio das drogas, no meio do crime, que tem muita ruindade. Então você acaba se tornando uma pessoa meio ruim”, afirma.
Outro homem descreve as perdas emocionais: “Perdi contato com família, perdi confiança, perdi confiança da minha própria mãe. Hoje, graças a Deus, consegui resgatar, mas a maior perda foi me perder de mim mesmo.”
Os dois estão em recuperação no Instituto Padre Haroldo, em Campinas, e sonham com um futuro longe das drogas.
“Hoje meu sonho é ser enfermeiro, cuidar de pessoas do jeito que cuidam de mim. Eu sei que vou chegar lá”, afirma um deles.
Imagens de arquivo mostram drogas apreendidas em operações.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas