Golpistas se passam por advogados

  • 30/08/2022
  • 0 Comentário(s)

Golpistas se passam por advogados

Pessoas que têm pendências na Justiça e esperam receber alguma indenização ou dívida estão sob a mira de falsos advogados.Por meio de carta ou mensagens no WhatsApp, os golpistas fazem cobranças ilícitas para uma suposta solução de casos.Para evitar cair nessa armadilha, é preciso estar atento ao funcionamento do golpe.

Como é dado o golpe?

Almir Grizante, diretor da ACIAH – Associação Comercial de Hortolandia, diz que, os golpistas ao obter as informações dos titulares e de seus advogados nos processos, os golpistas falsificam uma conta de WhatsApp com o nome e a foto do profissional responsável pelo caso e entram em contato com a vítima.

Na abordagem, os golpistas dizem que o pagamento da indenização (em forma de precatório) está próximo e que para viabilizá-lo seria necessário custear documentos ligados às certidões que estariam em falta.Em seguida, enviam uma cobrança e uma chave Pix para a vítima.

Outra estratégia é a de entrar em contato com a vítima por meio de carta com uma identidade visual de algum órgão judicial, além de informações do advogado do caso e de uma descrição da situação. Na correspondência ainda existe uma solicitação de pagamento via Pix

Por que as vítimas aceitam pagar?

Como os titulares estão com a expectativa de receber algum valor, elas ficam felizes com a solução do caso e aceitam pagar a taxa pedida para a suposta liberação do dinheiro, diz Grizante.

Como os golpistas conseguem os dados?

Os golpistas fraudadores buscam processos vinculados a escritórios de advogados especializados. Eles sabem que esses escritórios cuidam de muitas causas contra a administração pública e que, portanto, possuem vários clientes com pagamentos judiciais a serem recebidos.

Outra possibilidade é quando os golpistas conseguem pesquisar a fila de pagamento dos precatórios judiciais nos sites dos Tribunais de Justiça. Nessa fila, é possível ter acesso ao número do processo para, dentro do sistema do tribunal, consultá-lo e obter as informações da pessoa. Os dados podem ser encontrados e comprados ilegalmente na internet com certa facilidade.

O que fazer se cair no golpe?

É indispensável reunir o maior número de provas sobre a situação, incluindo o registro da conversa no aplicativo, correspondência, comprovante de transferência, além dos documentos pessoais básicos (identidade, CPF, comprovante de residência

É importante fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil, diretamente à delegacia ou acessando o site da polícia.A descrição do fato deve ter detalhes, pois a chance de a investigação ter um resultado efetivo se torna maior

Como não cair no golpe do advogado?

Sempre entre em contato com o escritório ou profissional contratado pelos meios oficiais por meio de telefone ou email, apenas consulte o advogado que costuma acompanhar o processo e realizar o atendimento

Fique atento!

Todas as custas judiciais devem se originar exclusivamente por meio de guias.

Nenhum tribunal aceita pagamento em Pix, por transferência ou qualquer outro tipo.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Sempre

Rodrigo Teaser

top2
2. Bloqueado

Gustavo Lima

top3
3. Temina comigo antes

Gustavo Lima

top4
4. Vontade de Morder

Simone & Simaria, Zé Felipe

top5
5. Molhando o Volante

Jorge e Mateus

top6
6. Vagabundo chora

Guilherme e Bebuto

top7
7. Termina comigo antes

Gustavo Lima

top8
8. Vai Lá Em Casa Hoje

George Henrique e Rodrigo Feat. Marília Mendonça

top9
9. Esqueça-me Se For Capaz

Marília Mendonça & Maiara e Maraisa

top10
10. Ai ce me quebra

César Menotti & Fabiano e Gusttavo Lima


Anunciantes